Chegaram as chuvas de verão?
- Édson Avelar
- 18 de dez. de 2016
- 1 min de leitura
Dicas de proteção de encostas sem utilização de estruturas de contenção.
Encosta é o termo genérico que damos a todas superfícies inclinadas que delimitam as áreas elevadas do relevo. Também são conhecidas como vertente e talude, sendo este último mais usado em Geotecnia e Engenharia Civil.
Proteção de Encostas medidas que visam proteger a encosta de agentes naturais e não naturais que podem desestabilizar o talude causando seu escorregamento.
Proteção de Encosta sem Estrutura de Contenção são medidas tomadas levando-se em conta a água como principal agente desestabilizador da encosta. Dentre as medidas pode-se citar:
1. Drenagem: é um sistema de escoamento de água da chuva, proporcionando maior estabilidade à encosta. Tem como finalidade captar e conduzir a água superficial e subterrânea de modo a evitar erosão, infiltração e desmonte do talude.
2.Proteção Superficial: Desmatamento e remoção de camadas superficiais do solo propiciam maior velocidade de escoamento de água e consequentemente maior erosão do solo. Dessa forma, mantendo a superfície com alguma vegetação pode-se minimizar os danos causados pela chuva.
Algumas medidas para a proteção das encostas, sem estrutura de contenção, podem ser aquelas que levem em consideração a Drenagem e a Proteção Superficial.

Soluções de Drenagem:
Calhas e coletores
Valas
Canaletas moldadas no local
Trincheiras drenantes
Escadas d'água (para dissipar energia potencial da água)

Soluções em Proteção Superficial:
Revestimento vegetal (ex. gramíneas)
Recomposição de vegetação natural
Revestimento de solo natural
Gabião - Manta (grade metálica, drenante, preenchido com blocos de rocha)
Comments