Aterro, saiba como calcular
- Édson Avelar
- 25 de fev. de 2017
- 1 min de leitura

Geralmente os lotes já se encontram nivelados com a rua existente e a obra já pode começar sem a necessidade de preparar o terreno. Em vários outros casos podem acontecer as seguintes situações: lotes com declive, lotes com aclive ou lotes apresentando aclive e declive concomitantemente.
Neste post será abordado a situação em que o lote está em declive e será apresentado soluções para o dimensionamento da quantidade de material (solo) para realizar o aterro de forma eficiente e economicamente viável.
O primeiro passo é determinar o nível de referência, nos casos de lotes urbanos, normalmente o nível adotado é o da rua para a qual o lote faz testada.
Em seguida é necessário calcular a área que se pretende aterrar, às vezes não é tão simples determinar essa área, sendo necessário realizar um levantamento topográfico.
Sabendo-se a área e o nível de referência (altura do aterro) por multiplicação determina-se o volume a ser aterrado.
Na ausência de estudos geotécnicos, pode-se adotar o fator 30% de empolamento para o solo. Empolamento é a expansão volumétrica dos solos, ao ser escavado o solo natural se expande
Assim, o volume final de aterro será:
V = (Área x Altura) + 30%
De posse desses dados é possível calcular a quantidade de material a ser comprado, o custo do material, o custo do transporte, o tempo para realização dessa etapa da obra e etc.
.
Comments