top of page

Mapa Mundi - Não é o que você pensa!

  • Édson Avelar
  • 21 de dez. de 2016
  • 2 min de leitura

A maioria das pessoas não faz idéia de que os mapas, tão conhecidos em todo mundo e por todo mundo, reservam algumas "pegadinhas" cartográficas capazes de enganar, a depender da informação que se busca nesse mapa.

Todos estão habituados com o Mapa Mundi abaixo, seja porque teve contato com ele na escola, porque é o mais utilizado nos aparelhos de GPS ou porque, simplesmente, é o mais difundido pela sua aplicabilidade.

O planeta em que vivemos é um espaço tridimensional (3D), ou seja, podemos perceber tudo a nossa volta segundo seu comprimento, sua largura e sua altura.

O planeta, não é exatamente uma esfera, apesar de ser esta uma boa forma de ilustrar como se distribuem os países no globo terrestre.

Bom, como representar um objeto tridimensional em um plano (mapa)? Seria como tentar abrir, sobre uma mesa, uma laranja! Há partes que encolherão e outras que ficaram estendidas!

Para contornar esses e outros problemas de representação, faz-se uso das Projeções Cartogáficas.

Projeção Cartográfica: processo de transformação de coordenadas de um sistema de referência (nesse caso Terra) para outro sistema (nesse caso Planta).

Existem várias projeções cartográficas: Cilíndrica, Cônica, Azimutal, Senoidal, projeção de Mercator, etc.

Cada uma delas apresentam peculiaridades quanto ao uso, no nosso caso, vamos nos ater à Projeção Transversa de Mercator - UTM.

A UTM é um tipo de projeção que conserva, no plano 2D, a forma, a direção e os ângulos, por isso é uma das mais utilizadas na representação em mapas. Através dela todos os países são representados no globo terrestre, permitindo a visualização de sua forma geométrica bem como propiciar a navegação entre eles.

Esse post começou citando uma "pegadinha" cartográfica, pois vamos a ela:

Vamos comparar a ex União Soviética com o continente Africano


No mapa ao lado, em projeção UTM, pode-se perceber que a ex-União Soviética é bem maior que o continente Africano, tá aí a pegadinha, pois na realidade o continente Africano apresenta área de 30.370.000 km²

enquanto a ex-União Soviética 22.402.200 km²



 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page